Imagem capa - Pureza por Geniphoto Serviços Fotográficos Ltda. EPP
Percepções

Pureza


Pureza. 

Eu fico com a pureza das respostas das crianças: 

É a vida! É bonita e é bonita! 

Viver e não ter a vergonha de ser feliz, 

Cantar,  

A beleza de ser um eterno aprendiz

Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será,

Mas isso não impede que eu repita: 

É bonita,  é bonita  e é bonita!


Em nossa experiência do dia a dia da fotografia de eventos, nos deparamos com situações das quais podemos dizer, sem medo de errar, que as coisas mais doces do mundo acontecem naturalmente e, logicamente, sem “forçar a barra”.


Quantas vezes, antes de ir para os nossos compromissos, nos preparamos tecnicamente, preparamos as câmeras, lentes, baterias,  pensamos nas poses, dependendo do buffet, do local, do horário, já montamos um SET LIST do que vai rolar naquele evento… Isso tudo é muito importante e deve ser feito sempre. O interessante é que, na maioria das vezes, o inesperado acaba acontecendo!


A foto que estampa esse texto é bem exemplo do que venho escrevendo: o Miguel, em seus 5 anos (já o fotografamos desde seu primeiro aninho), nos surpreendeu com sua alegria pelo bolo lindo que os pais deram a ele. Chocolate, doce de leite e o “M" de Miguel com a mesma fonte do tema que era Pokemon. Foi pedido a ele para somente chegar perto do bolo e dar um sorriso, e ele solta essa expressão incrível de contentamento como dizendo: "Obrigado papai e mamãe, era isso que eu queria!!!"


Na fotografia  de família, sempre temos surpresas como essa do Miguel. Lares responsáveis e com relacionamentos cheios de amor, carinho, abraços e aconchego acabam por refletir  isso nos filhos. Todo esse “exercício" familiar, quando as crianças são amadas por seus pais, tios e avós que conseguem não sucumbir à tentação de deixar os seus pequenos em frente à TV ou na responsabilidade das babás, tudo fica muito fácil e a sociedade agradece. 


Precisamos de uma geração que se relacione bem com gente e não somente com os gadgets disponíveis no mercado. Crianças que interajam com os amiguinhos e com as pessoas, e não somente com os jogos e video-games disponíveis nos locais Crianças felizes por receber seus convidados e poder brincar, correr e dividir seus doces, salgadinhos e o seu lindo bolo com todos! A nossa sociedade agradece e nós, como profissionais da fotografia de eventos, também agradecemos por mais momentos como esse da foto.


A poesia do início é do Gonzaguinha na musica "O que é, o que é”.


Nitamar Firmino, o Nita - Primavera de 2016